sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Preleção: Ipatinga x São Paulo


O Jogo


Neste sábado, o São Paulo tem tarefa supostamente fácil no Brasileirão. Pegará o Ipatinga no Ipatingão às 16h. Não é novidade ou difícil de adivinhar que os dois times ocupam posições opostas no BR-08. São Paulo vem de uma vitória por 2 x 0 contra o Cruzeiro num jogo de seis pontos em casa. Já o clube mineiro venceu o Vasco (grande coisa...) de 3 x 1 em casa e completa 5 vitórias de 6 jogos disputados em seu estádio. Saiu da lanterna, ganhou moral e deve ir com tudo pra cima do Tricolor pra tentar sair da zona carioca, ou de rebaixamento.


São Paulo tem como reforço pro jogo, Miranda, que volta de suspensão e Rogério Ceni ainda é dúvida. Como desfalques, além do meia que não teremos até o final do ano, Dagoberto cumpre suspensão; no mais o time entra quase igual ao que enfrentou o Cruzeiro no Morumbi. Sai André entra Borges e Hugo joga mais à frente como atacante.


O Tigre Mineiro entra com o mesmo time que deu um sacode no lanterninha do Brasileiro até agora, Vasco da Gama. O boliviano Pablo Escobar pode entrar como titular depois de ter entortado meia zaga do Vasco e feito um golaço no último jogo. Márcio Bittencourt tem todo o elenco à disposição.


Muricy diz que jogo contra o Ipatinga vai ser mais complicado do que foi contra o Cruzeiro. O Ipatinga virá com tudo, tentará surpreender o São Paulo. Se a zaga mantiver-se estável e firme, se a zaga resistir, o meio brigar e pegar, e agirmos com coragem pode ser o primeiro dos 11 jogos e Um segredo, como escrito na coluna de Diego Phelipe esta semana.


Um gol no início, jogando com a calma de um campeão, suportando pressão como poucos, o Ipatinga ficaria afoito, descuidado e desesperado no jogo. Momento de exterminar o adversário.


É o jogo pro São Paulo decolar de vez e entrar na disputa pelo título. O campo é ruim, o gramado é ruim e o time deles é ruim. Temos de vencer a qualquer custo!


Pra cima deles, Tricolor!


Escalação Provável Ipatinga: Fernando, Márcio Gabriel (Gilsinho), Henrique, Gian e Rodriguinho; Augusto Recife, Xaves, Leandro Salino e Luciano Mandi (Léo Oliveira); Adeílson e Ferreira (Pablo Ferreira)



Escalação Provável São Paulo: Bosco (Ceni), André Dias, Rodrigo e Miranda; Joílson, Zé Luís, Jean, Hernanes, JW e Hugo; Borges.


O sonho continua...


O adversário


Com um estádio com capacidade para 35 mil torcedores, a cidade de Ipatinga, na região Oeste do estado mineiro, próximo à divisa com o Espírito Santo, sentiu a necessidade de investir no futebol profissional. Em 1998, empresários, políticos e empresários do futebol encabeçaram o projeto, que se iniciou com a profissionalização do Novo Cruzeiro F. C. e sua mudança de nome: Ipatinga Futebol Clube, cuja data de sua profissionalização tornou-se a mesma da fundação: 21 de maio de 1998.


Logo estava disputando a divisão principal do Campeonato Mineiro, e a partir de 2000 disputou a Série C e em 2006 seria o terceiro representante mineiro na Copa do Brasil, conquistando a condição de terceira força do estado. Campeão mineiro em 2005, semifinalista da Copa do Brasil em 2006 e nesse mesmo ano o 3º lugar na Série C, quando ascendeu à Serie B. No ano seguinte consegue o feito de subir para a elite do futebol brasileiro, graças ao vice-campeonato da Segunda Divisão. Mas essa ascensão meteórica chegou em seu limite: neste ano foi rebaixado no Campeonato Mineiro e ainda deixou suspeitas de suborno... e é candidatíssimo a retornar às série B e C.Será a segunda vez que o São Paulo F. C. irá enfrentar o Ipatinga, e a primeira vez que atua na cidade. No jogo de turno, no Morumbi, empate em 1x1.


Jogo do turno


SÃO PAULO 1 x 1 IPATINGA06 de julho de 2008Campeonato Brasileiro – Turno – 9ª RodadaEstádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) – São Paulo/SPSão Paulo: Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda e André Dias; Joílson, Zé Luís, Hernanes (Richarlyson), Hugo e Jorge Wagner; Borges e Aloísio (Dagoberto). Técnico: Muricy Ramalho.Ipatinga: Fred; Thiago Vieira, Gian (Henrique) e Léo Oliveira; Márcio Gabriel (Marinho), Leandro Salino, Xaves, Paulinho Dias e Rodriguinho; Adeílson e Neto Baiano (Luciano Mandi). Técnico: Ricardo Drubscky.Gols: Borges (1x0), 39'; Luciano Mandi (1x1), 88'.Árbitro: Leandro Pedro Vuaden.

Nenhum comentário: