quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Preleção:São Paulo x Náutico


O Jogo


Nesta quinta-feira, dia 09/10, o São Paulo enfrentará o Náutico no Morumbi pensando no título do BR-08. O Tricolor está a nove jogos sem saber o que é perder e tem tudo pra continuar assim. Deve torcer por tropeços de Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, fazer o dever de casa bem feito, e colar de vez nos líderes. O jogo não vai ser fácil, mas nunca é, cabendo ao São Paulo crescer em casa, atropelar e jogar o Náutico de volta pra Recife sem saber nem o que aconteceu. Estraçalhar!


O Náutico vem para a capital paulista tentar uma façanha, depois de perder em casa por dois tentos a zero para o Flamengo. O time de Roberto Fernandes tentará ao menos um empate para afastar o risco de rebaixamento. O problema é que para deixar a tarefa ainda mais difícil, o time conta com os desfalques do goleiro Eduardo e do zagueiro Vagner, ambos suspensos, e o zagueiro Negretti, ainda machucado.


O São Paulo entrou no espírito de final, todo jogo agora vai ter gostinho de decisão e para os tricolores de plantão aparentemente só boas notícias. A volta do goleiro-artilheiro Rogério Ceni e do atacante Dagoberto voltando respectivamente de lesão e suspensão. Como baixa só mesmo o zagueiro Rodrigo suspenso no último jogo, contra o Ipatinga.


É jogo para o são paulino torcer muito para o time e por tropeços dos outros. Com 49 pontos, o São Paulo pode acabar esta rodada a apenas 2 pontos dos líderes. Jogaço no Morumbi para o time se impor, elevar o moral e chegar tinindo contra o Palmeiras para uma verdadeira final. Parece que finalmente o tricolor engatou, e se chegar na liderança não sai mais. É time que mete medo e todos já tremem por estarmos chegando.


Vamos lotar, inundar o caldeirão de vermelho, branco e preto!


Escalação São Paulo:

Ceni, Zé Luís, André Dias e Miranda; Joílson, Jean, Hernanes, JW e Hugo; Dagol e Borges.


Escalação Náutico:

André, Titi, Adriano e Everaldo; Ruy, Hamilton, Paulo Santos (William), Valdeir (Derley) e Alessandro; Kuki (Felipe) e Clodoaldo.

O sonho continua, rumo ao 6-3-3!


O adversário


Em seu trajeto de volta da Guerra dos Canudos, as tropas legalistas passam por Recife e recebem uma homenagem: em 21 de novembro de 1897 é realizada no Rio Capibaribe, que corta toda a cidade, a “maior de todas as regatas”, em extensão e que contava com os maiores remadores da época. O sucesso é tamanho que é fundado um clube exclusivo para essa prática esportiva: o Clube dos Pimpões. Em 1899 os pimpões se unem a outras associações náuticas para fundar um novo clube. Entre trocas de nomes, em 7 de abril de 1901 o clube passa a se chamar definitivamente Clube Náutico Capibaribe. O futebol só aparece no clube em 1906, com um time formado por ingleses, e em 1914 o clube investe no esporte bretão, filiando-se à Liga Recifense e estréia no Campeonato Pernambucano dois anos depois. Sua primeira partida foi contra o Sport Recife e venceu por 3x1, em 1909, e, coincidentemente, sua estréia em competições oficiais também foi contra o rubro-negro, e outra vitória, desta vez por 4x1. Conquista seu primeiro título apenas em 1934 e desde então soma 21 títulos estaduais, além do tricampeonato da Copa Norte entre 1965 e 1967. Os anos 60 marcam o auge do futebol alvirrubro com o hexacampeonato pernambucano (1963 a 1968) e um vice da Taça Brasil (1967) que lhe deu o direito de disputar sua única Taça Libertadores em 1968.


Retrospecto


Em 19 confrontos, o São Paulo venceu 8, empatou 6 e perdeu 5, com 37 x 19 gols. Pelo Brasileirão foram 13 partidas, 6 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, 29 x 13 gols.


E foram apenas 3 confrontos no Morumbi, com 2 vitórias tricolores e 1 empate, 8 x 1 gols. No total, o Náutico disputou 7 jogos no Morumbi, venceu 1 (3x0 sobre o Corinthians em 2007), empatou 1 e perdeu 5, 5 x 21 gols.


Jogo do Turno


NÁUTICO 2 x 1 SÃO PAULO09 de julho de 2008Campeonato Brasileiro – Turno – 10ª RodadaAflitos – Recife/PENáutico: Eduardo; João Paulo (Itaqui), Vágner, Negretti e Everaldo; Ticão, Radamés, Paulo Santos (Thiago) e Ruy; Wellington e Felipe (Gilmar). Técnico: Leandro Machado.São Paulo: Rogério Ceni: Zé Luís, André Dias e Miranda (Juninho); Joílson (Éder Luís), Hernanes, Richarlyson, Hugo e Jorge Wagner; Aloísio e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.Gols: Borges (0x1), 20'; Radamés (1x1), 23'; Everaldo (2x1), 58'.Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo.

Nenhum comentário: