sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Preleção: Palmeiras x São Paulo


O Jogo


Domingo, 16h tem um jogo de arrepiar. Teremos mais um choque rei, desta vez no Palestra Itália, o Chiqueiro. Em 2008, o São Paulo venceu 2 confrontos contra o Palmeiras, os dois no Morumbi. O Palmeiras venceu os outros 2, ambos como mandante. O time verde leva vantagem pois conseguiu golear em um e em outro eliminou o Tricolor nas semis do Paulista onde sagrou-se campeão. Agora, é praticamente decidir rumos. Quem vive para disputar título ou quem apenas respirará pela Taça Libertadores. E 2009 promete mais...


Como ainda estamos a 9 jogos do final do campeonato, vamos ao que interessa. O Palmeiras está em segundo lugar com 54 pontos, aproveitamento de 88% dos pontos em casa no torneio e tem um dos artilheiros. Sua força se resume ao Palestra Itália. O Tricolor faz torneio irregular e cresce na reta final com a estabilidade defensiva e a aposta na tática e na força. Fora do Morumbi, também deixa demais a desejar. Apenas um desfalque para os 2 lados: Jumar do lado verde e Joílson do lado Tricolor. No mais, Luxa e Muricy tem caminho livre.


O time verde já afirma ser favorito e ter 70% de chances de vencer. Luxa aposta no fator Chiqueiro. Diego Souza diz que suará sangue para vencer. JJ ironiza. Rogério Ceni concorda e Muricy diz que o Tricolor é o favorito e que está 100% pronto para o confronto. Flores foram enviadas ao Tricolor. E ainda tem o antigo episódio do gás...tudo balela e fuxico de quem não tem mais o que fazer. Que o Palmeiras seja responsável e que haja segurança, policiamento devido para receber a lotação máxima de 27 mil torcedores, pois os ingressos já se esgotaram. No mais, que os jogadores sejam dignos e profissionais e saibam exercer a profissão como devem sem incitar a torcida.


A verdade é que 2 dos maiores treinadores do país duelarão no último embate de 2008 entre as equipes e sem dúvida é o mais importante de todos. A Traffic que procura alimentar intrigas e duelar com o Tricolor por jogadores, transmissões, negociações e bastidores, planta notícias e tenta melar tudo que o São Paulo entra. É apenas mais um detalhe.


Que a arbitragem que tanto ofertou penais ao Palmeiras neste ano (19), seja profissional e corajosa, não caseira. O apito amigo está pintado de verde em 2009. Para o Tricolor, 1 única penalidade. Só contra o São Paulo em 2008, o Palmeiras teve 4. Isso mesmo, quatro penalidades em quatro partidas até aqui.


Detalhes à parte, o Palmeiras deve entrar em campo com um 3-4-2-1 compacto procurando afunilar o São Paulo. Avançando Leandro e Elder, com Léo Lima e S. Silva pelo centro, Kleber pela esquerda e D. Souza pela direita procurando Alex Mineiro. O Tricolor que se fecha e procura sair em velocidade, apostará no seu trio de zaga, nos cruzamentos e no oportunismo de Hugo, Borges e Dagoberto. Jean e Hernanes contribuindo com arremates de longe.


Precisamos ter postura, força e coragem de campeão como fizemos em 2007. Totalmente oposto da semi do Paulista. Somando força de vontade, luta, garra, brio, ousadia e aquele algo mais do campeões. Aquele algo mais que nos dará a taça!


Para Muricy não existe motivacional. Mas, que então lembrem-se de ter o sangue fervendo em alta velocidade, dentes cerrados, mentes determinadas de pitbulls em campo, pegando, forçando, doando-se. Que tremam perante nossa poderosa camisa, perante nossas estrelas de 3 mundiais, aniquilando o hino verde, destroçando a defesa, anulando o ataque encolhendo-os, ensinando-os o que é enfrentar um São Paulo!


Escalação Provável Palmeiras:

Marcos, Gustavo, Roque Jr (Maurício) e Martinez; Elder Granja, S. Silva, Léo Lima, D. Souza e Leandro; Kleber e Alex Mineiro.


Escalação Provável São Paulo:

Ceni, André Dias, Rodrigo e Miranda; Zé Luís, Jean, Hernanes, Hugo e JW; Dagoberto e Borges.


Que Muricy mais uma vez prevaleça contra Luxemburgo. Que o Tricolor mais uma vez prevaleça sobre o Palmeiras e que para tanto, os jogadores relembrem ondem jogam, qual a camisa que vestem e o que isto exige. Exige limite, doação total! Raça pura!


Vamos lá Tricolor!


Que o sonho continue...rumo ao 6-3-3!


O adversário


As bem-sucedidas excursões no Brasil dos grandes times italianos da época, Pró-Vercelli e Torino, empolgaram a colônia italiana, que decidiu organizar os imigrantes em torno de um clube de futebol. Com um anúncio publicado em jornal conclamando os membros da comunidade para uma reunião, em 24 de agosto de 1914 foi fundada a Società Sportiva Palestra Itália. Sua primeira partida foi em 24 de janeiro do ano seguinte, vitória sobre o então tradicional Savóia, de Votorantim, por 2x0, e seu primeiro gol foi marcado pelo ex-corinthiano Bianco. A arrecadação desta partida serviu para angariar fundos para o novo clube, já que seus sócios (e a colônia de um modo geral) contribuíam com a Cruz Vermelha, durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1916, o Palestra é convidado pela APEA para substituir o Scotch Wanderers, expulso da entidade, para disputar seu primeiro campeonato. Em 1920 conquista seu primeiro título estadual. Em 1921, adquire junto à Cia. Antarctica Paulista o terreno onde, até hoje, mantém sua sede social, e em 1933 inaugura seu estádio no mesmo local. Em 1942, devido a uma regulamentação federal que proíbe nomes de entidades ligadas aos países inimigos na Segunda Guerra Mundial, é obrigado a mudar o nome. Tentou rebatizar o clube como S. E. Palestra de São Paulo, mas não foi aceita a mudança. Em 20 de setembro assume o atual nome: Sociedade Esportiva Palmeiras. Nos anos 70, sofre um grande desfalque de seu então presidente, Bruno Saccomani, e se vê em situação financeira crítica. Apenas nos anos 90, com a parceria da multinacional Parmalat é que o clube volta a montar times competitivos, mas com o fim desse acordo, e não aproveitando os privilégios decorrentes, volta a ter suas finanças abaladas. Atualmente, mantém convênios com empresas de marketing esportivo para montar seu time e reformar o estádio. Conquistou 1 Taça Libertadores, 1 Copa Mercosul, 4 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Taça Brasil, 4 Rio-São Paulo, 2 Robertão e 22 Paulistas (sendo que depois de 1930 foram 19 conquistas estaduais).


Retrospecto


Desde 1930, o São Paulo enfrentou o Palestra Itália/Palmeiras 289 vezes, com 100 vitórias do Tricolor, 96 vitórias palestrinas e 93 empates; 396 x 384 gols pró São Paulo. Descontando as partidas anteriores a 1936, o São Paulo disputou 275 Choque-Rei: 97 vitórias, 87 empates e 91 derrotas, 373 x 361 gols. Pelo Brasileirão foram 43 jogos, apenas 7 vitórias tricolores contra 16 vitórias do rival, mais 20 empates e 46 x 58 gols. No estádio do Palestra Itália, o clássico foi disputado 37 vezes e a vantagem é palmeirense: 18 vitórias contra 10 vitórias do São Paulo e 9 empates, 53 x 34 gols. Em toda a história, o São Paulo disputou 104 jogos no estádio palmeirense, vencendo 45, empatando 24 e perdendo 35, 149 x 131 gols.


Jogo do Turno


SÃO PAULO 2 x 1 PALMEIRAS13 de julho de 2008Campeonato Brasileiro – Turno – 11ª RodadaEstádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) – São Paulo/SPSão Paulo: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Zé Luís; Joílson (Éder), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Éder Luís) e Borges (Aloísio). Técnico: Muricy Ramalho. Palmeiras: Marcos; Fabinho Capixaba (Evandro), Jeci, Gladstone e Leandro; Martinez, Léo Lima (Lenny), Diego Souza (Denílson) e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Wanderley Luxemburgo.Gols: André Dias (1x0), 7'; Éder Luís (2x0), 83'; Jeci (2x1), 90' +3.Árbitro: Carlos Eugênio Simon. Público: 22.235.

Nenhum comentário: