quinta-feira, 7 de maio de 2009

Conmebol confirma Chivas x São Paulo para Guadalajara 07/05/2009 13:50

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou nesta quinta-feira que São Paulo e Chivas irão se enfrentar na cidade de Guadalajara, no México, na próxima quarta pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Após praticamente duas semanas de indefinição por causa da gripe suína, a entidade também garantiu a disputa do jogo San Luis e Nacional-URU em San Luis Potosí.

A Federação Mexicana de Futebol (FMF), por meio de anúncio oficial, garantiu à Conmebol que as partidas de ida poderão ser disputadas sem qualquer problema no país. Justino Campeán, presidente da entidade mexicana, afirmou em carta enviada ao paraguaio Nicolás Leoz que o alerta para o vírus da gripe suína foi reduzido de laranja para amarelo.

Com isso, as partidas do Campeonato Mexicano programadas para sábado e domingo serão realizadas normalmente e também contarão com a presença do público, afirmou o dirigente da FMF. Antes da decisão, Colômbia e Peru haviam se negado a receber os jogos disputados por times mexicanos na Libertadores.

A definição encerra uma longa polêmica acarretada pelo vírus H1N1, causador da doença que ficou conhecida mundialmente como gripe suína. No total, a enfermidade já atinge mais de duas mil pessoas em 23 países. O México é a região mais atingida com 1.112 casos confirmados. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que já registraram 642 doentes, e o Canadá, com 201.

No São Paulo, a decisão não agradou o clube. De acordo com o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes, o time não foi avisado oficialmente, mas já admite que a situação incomoda e preocupa todo o elenco tricolor, que teria de viajar para o país mais afetado pela doença.

"Não recebemos nenhuma confirmação oficial, mas isso nos desagrada, e muito, porque me parece uma irresponsabilidade jogar em um local de aglomeração onde a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que há risco 5, em uma escala até 6, de pandemia", afirma o dirigente.

"O México é uma região que passa por uma situação extremamente crítica e essa decisão, se oficial, nos surpreende. O Nacional também não está aceitando de forma tranquila isso, é preciso deixar claro que não nos agrada tal decisão", completou Lopes.

Questionado se há a possibilidade de o São Paulo se recusar a viajar para o México, o diretor preferiu esperar pela confirmação da Conmebol e disse ainda que teria de se reunir com a cúpula do time para tomar qualquer decisão. "Vamos avaliar tudo internamente", concluiu.

Nenhum comentário: