sexta-feira, 1 de maio de 2009

Conmebol atrasa por uma semana o duelo entre São Paulo e Chivas 01/05/2009 22:24

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) atrasou por uma semana a participação dos mexicanos do San Luis e do Chivas nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, com o propósito de encontrar uma solução sobre a situação que afeta estas equipes por causa da epidemia de gripe suína que assola o México.

O porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez, disse à Efe que esta decisão foi assumida nesta sexta-feira devido ao insucesso das negociações que o organismo levou a cabo para que as equipes do México joguem suas partidas em locais alternativos - Colômbia e Chile se recusaram a receber os mexicanos.

"As partidas do San Luis com o Nacional e do Chivas com o São Paulo serão adiadas por uma semana. Já as seis restantes serão realizadas como está previsto no programa", afirmou.

Chile era a primeira opção da Conmebol depois da negativa da prefeitura de Bogotá e das autoridades sanitárias da capital colombiana de acolher as duas equipes no estádio 'El Campin', no dia 6 de maio, segundo o acordo que foi costurado pela entidade que rege o futebol sul-americano com a Federação Colombiana de Futebol.

O avanço da gripe AH1N1, conhecida a princípio como suína, e chamada agora como A, deixou até hoje 15 mortos confirmados e, ao menos, 343 casos comprovados de pacientes contagiados.

A Conmebol e as suas dez federações associadas pretendem garantir a segurança das equipes e nesse sentido decidiram que San Luis e Chivas disputarão suas partidas como mandantes em um país neutro.

Benítez precisou que o adiamento servirá para 'buscar com maior tranquilidade uma solução' em que também figura a possibilidade que as equipes mexicanas se enfrentem entre si, com o que o Nacional duelaria com o São Paulo.

Nenhum comentário: